segunda-feira, 28 de março de 2011

Sobriedade da Prefeitura de Porto Alegre no transporte coletivo

Na semana passada, na sexta-feira (25/3), o jornal Correio do Povo publicou uma matéria sobre a tentativa de passageiros em apanhar um ônibus em direção à zona sul da Capital nos horário de pico. Além disso, a reportagem destaca que a população vivente naquela região, passa a esperar para embarcar nos coletivos por uma hora aos finais de semana. A denúncia ainda vai longe, a queixa retrata a falta de ergonomia, porque os passageiros são obrigados a ficar apertados no interior dos coletivos.
Os mais queixosos são os moradores da extremo sul (só para variar), que convivem diariamente com o descaso da falta de coletivos naquela região.
Segundo dados do IBGE, a zona sul é onde se concentra o maior crescimento demográfico da cidade. Entre eles, o Nonoaí e a Restinga – este o maior da região. Conforme a Secretária Municipal de Planejamento – SMP, a expansão da região é bastante considerável, com a construção 500 condomínios e a aprovação de 35 loteamentos nos últimos dez anos.
Com esses dados oficiais se confirma à negligência com a zona sul, mas precisamente com a extremo sul. Para quem mora na Restinga e adjacências, é obrigado a conviver com o descaso da falta de uma alternativa no transporte coletivo.
Já em nível municipal, a Prefeitura através da diretora de transportes da EPTC, Maria da Graça Silveira, destacou que a partir de junho de 2011 não existirá a cobrança da segunda passagem para aqueles que pegam dois ônibus para ir ao trabalho ou escola. Calma explicarei de forma didática.
Para aqueles que moram na zona sul e trabalham ou estudam na zona norte e necessitam pegar dois coletivos para ir ao seu destino, será concedido uma espécie de “passe livre” durante 30 minutos para o segundo ônibus, substituindo o desconto na segunda passagem. A iniciativa também contemplará aqueles que possuem cartão escolar.
É um avanço no transporte, assim todos serão beneficiados, o empresário poderá empregar uma pessoa que mora longe e necessita pegar quatro ônibus por dia, sem se preocupar com gastos elevados e as pessoas poderão circular pela cidade com mais economia no bolso. Sem dúvida a Prefeitura agiu com sobriedade ao tomar tal iniciativa. Só esperamos que isso não sirva de empecilho para um possível e repentino aumento na tarifa dos ônibus da Capital. Até outra hora!

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